sábado, 18 de dezembro de 2010

Mauricio de Sousa lança revista para o Mercosul

O Governo brasileiro lançou nesta quinta-feira(16) uma versão da revista de histórias em quadrinhos "A Turma da Mônica" em três idiomas para fomentar a amizade entre as crianças do Mercosul.

A revista "Amizade sem fronteiras: a Turma da Mônica no Mercosul" está emportuguês, espanhol e guarani e foi apresentada em Foz do Iguaçu, sede da 40ª cúpula do bloco, pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o presidente brasileiro da hidroelétrica binacional de Itaipu, Jorge Samek, e pelo desenhistaMauricio de Sousa, criador dos personagens.

"Estamos colaborando com nossa arte, nossa técnica e nossos personagens para levar mais rapidamente às crianças a mensagem de união de nossos países, que é uma bandeira para o futuro", disse Mauricio de Sousa aos jornalistas.

A revista inclui historinhas didáticas e jogos sobre a história, geografia e cultura da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, os quatro países que formam o Mercosul, assim como da Venezuela, que está em processo de adesão ao bloco.

Na história lançada ontem, os personagens de Maurício de Sousa conversam sobre o Mercosul, tendo cada um dos quatro países-membros um "anjinho". O aparecimento do "anjinho" da Venezuela é prometido para a próxima história. "Sua participação está sendo ansiosamente aguardada pelos outros países irmãos", diz um dos personagens. Depois, de forma simples, são mostradas algumas características de cada um dos países. No final, há um álbum de figurinhas, que precisam apenas ser recortadas e coladas.

Segundo o desenhista, um dos objetivos deste projeto é estimular artistas de outros países sul-americanos a criarem personagens que ajudem a contar às crianças a história da região.

A distribuição da revista será feita nas escolas dos países do Mercosul e, segundo Mauricio, ajudará a fortalecer entre os pequenos valores como a fé no futuro, a esperança e a ecologia.

O desenhista assinalou que ainda não foi definida a tiragem e o número de edições que a revista terá, mas indicou que, se depender dele, será um projeto de longa duração.

Fonte: G1
creditos:TMJ Mania

2 comentários:

  1. Aceito sim, coloque o meu blog nos seus parceiros que eu coloco o seu nos meus.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!O seu blog É bem legal! Visite o meu blog! http://wwwtmjturmadamonicajovem.blogspot.com
    Siga meu blog, que eu sigo o seu de volta !

    Obrigado!

    ResponderExcluir